23º CURSO IRDI: inauguração Núcleo Fortaleza

23º CURSO IRDI: detecção precoce de risco psíquico e estrutura não decidida na infância, com Julieta Jerusalinsky e Maribél de Salles de Melo, nos dias 09, 10 e 11 de abril de 2021, contou com 76 profissionais da saúde inscritos, articulando a experiência do território de Fortaleza.

A atividade, inaugural da REDE-BEBÊ NÚCLEO FORTALEZA, contou com a organização do Instituto Travessias da Infância: Centro de Estudos Lydia Coriat SP com a participação do Espaço Escuta e apoio das instituições locais: IPREDE, Clínica do Bebê, LEPEC, Impeta e CIPI que intervém nesse território com a primeira infância.

Esta edição do curso com a participação especial do Dr. Álvaro Medeiro Leite e do Dr. Alfredo Jerusalinsky, que falarão sobre a experiência produzida no IPREDE-CE a partir desse instrumento. A comissão de organização é composta por psicanalistas, pediatras, psicomotricistas, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, fonoaudiólogos e terapeutas de estimulação precoce, possibilitando a interlocução inter e transdisciplinar necessária para retraçarmos os rumos do cuidado com a primeira infância pela detecção precoce de riscos psíquicos atrelada ao acompanhamento regular do desenvolvimento de bebês. Desse modo é possível produzir um tratamento de intervenção precoce que favoreça a estruturação em lugar de deixar o tempo passar ou precipitar diagnósticos psicopatológicos fechados. Comissão organizadora: Álvaro Madeiro Leite; Beatriz Sernache de Castro Neves; Cláudia Jardim; Cláudia Sabino A. Furlani; Cristina Pinheiro de Sousa; Elisa Parente Costa; João Vicente Menescal; Julieta Jerusalinsky; Maíra Pereira Guará; Mariana de Moraes Diógenes; Maribél de Salles de Melo; Mônica Maria Fonseca de Souza Medeiros; Paula Julianna Chaves; Raquel Alencar Barreira Rolim; Renata Saboya; Regina Cláudia Albuquerque; Silvana Rodrigues de Barros; Ticiana Melo de Sá Roriz; Zulema Garcia Yañez.