top of page

IV ENCONTRO NACIONAL REDE-BEBÊ: de 19 a 21 de maio de 2023

O CUIDADO COM A 1ª INFÂNCIA:

ENTRE AS VULNERABILIDADES E AS ESTRUTURAS NÃO DECIDIDAS


Não chegamos ao mundo estruturados nem orgânica nem psiquicamente pois, se bem cada bebê nasça com características orgânicas de base (genéticas e neuro-funcionais), as experiências de vida são decisivas para quem um bebê irá se tornar. Por isso, é imprescindível sustentar desde as políticas públicas e práxis de saúde, educação e assistência, experiências estruturantes na primeira infância.

Em um momento pós-pandêmico, de aumento da exclusão econômica e da virtualização das relações, no qual tantos bebês, pequenas crianças e seus familiares, foram privados de um marco favorável ao desenvolvimento, é crucial fazermos objeção à psicopatologização generalizada que tem se precipitado sobre a mais tenra infância, bem como ao submetimento da primeira infância a tecnicismos performáticos que cerceiam comportamentos, em lugar de estruturar sujeitos que possam vir a decidir as significações de seu viver.

Neste IV Encontro da REDE-BEBÊ trabalharemos a inscrição social de um acompanhamento do desenvolvimento atrelado à estruturação psíquica; uma terapêutica em estimulação precoce e um cuidado em educação e assistência que conhece e toma como paradigma a importância do brincar para a estruturação; a sustentação de hábitos de vida diária atrelados ao prazer compartilhado com os outros e ao valor simbólico cultural, dando suporte ao exercício das funções materna e paterna ao também cuidar de quem cuida do bebê.

Em 2023 a REDE-BEBÊ completa 5 anos de trabalho conjunto dedicado à especificidade da primeira infância. Desde sua fundação, em abril de 2018, a REDE-BEBÊ é integrada por profissionais das áreas da saúde, educação e assistência, pertencentes a diferentes territórios e inserções institucionais, possibilitando a ampliação de conhecimentos imprescindíveis para a intervenção com a primeira infância (quanto à linguagem, psicomotricidade, aprendizagem e hábitos de vida diária) de modo articulado inter e transdisciplinarmente às contribuições da psicanálise ao campo da estimulação precoce e problemas do desenvolvimento infantil.

Convidamos a partilhar dessa interlocução com testemunhos de experiências de profissionais e de pais tecendo redes em prol de cuidados estruturantes com a primeira infância.


Venha participar!


FOLDER INSTA IV Encontro Nacional REDE-BEBE
.pdf
Download PDF • 2.62MB

>> Colocamos para público no YouTube as rodas realizadas durante o III Encontro Nacional da REDE-BEBÊ: assista na playlist e participe!



bottom of page