top of page

13º IRDI REDE-BEBÊ, em São José do Rio Preto/SP

13ª edição do curso IRDI*: DETECÇÃO PRECOCE DE RISCO PSÍQUICO E ESTRUTURA NÃO DECIDIDA NA INFÂNCIA com apoio da REDE-BEBÊ, realizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2019, em São José do Rio Preto.


Ministrado por Julieta Jerusalinsky e Maribél de Salles de Melo, o curso aborda o instrumento IRDI como ferramenta que permite a precoce detecção de sofrimento psíquico em bebês: antes que o mesmo se configure como uma patologia definida. Tal instrumento, ao ser desenhado partindo de produções que são de se esperar em bebês, introduz, no acompanhamento do desenvolvimento dos mesmos, operações constituintes, permitindo uma intervenção que favorece a estruturação do bebê e do exercício da função materna.

O curso traz os fundamentos, aplicação e experiências de trabalho na Rede Pública, por meio de exposição oral e de demonstração em vídeos de acompanhamentos de caso e sua detecção precoce por meio do IRDI - instrumento produzido no contexto da realidade brasileira, a partir das contribuições da psicanálise à clínica dos problemas do desenvolvimento e estruturação psíquica na primeiríssima infância.



*Indicadores de Risco/Referência do Desenvolvimento Infantil




bottom of page